"SONETO AO STATUS QUO"
Duração 60 minutos
Premiere : junho de 1987
Teatro Municipal de Presidente Prudente - SP
Direção: Moisés Miastkwosky
Criação, interpretação e produção:
Joao Butoh

O Espetáculo mostra um desfile de personagens que transcendem entre o etéreo e a decrepitude, remetendo ao ciclo natural da vida, do nascimento até a morte.

MOISÉS MIASTKWOSKY - O Diretor

Diretor de mais de 80 espetáculos teatrais, entre eles: Antígone, Édipo Rei, Prometeu Acorrentado, Santo Inquérito, A Pane, Morte e Vida Severina, Transe, O Canto do Cisne, Os Fuzis da Senhora Carrar, Curto-Circuito, O Assalto, O Terrível Capitão do Mato, Álbum de Família, Beijo No Asfalto, Sete Gatinhos, Bailei Na Curva, Mulheres Trágicas, Um Grito Parado No Ar, Bernarda Alba, O Casamento Forçado, Um Paroquiano Inevitável, Entre Quatro Paredes, O Levante do Gueto de Varsóvia, O Diário de Anne Frank, Desgraças de uma Criança, Equus, Sonho de Uma Noite de Verão, Abra a Janela, Cromossomos e outros de sucesso de público e crítica.
Criou o Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo, Decreto do Governo do Estado desde 1982.
Criou o Concurso Nacional de Dramaturgia Paulo Setúbal - pela Secretaria de Estado da Cultura.
Foi jurado de mais de 50 festivais de teatro, pelo pais, entre eles; Festival de Teatro do SESC - Festival Nacional de Teatro de São José do Rio Preto - Festival de Teatro da Paraíba - Festival de Teatro da Fepama - Festival de Teatro de Presidente Prudente - Festival de Teatro do Paraná - Festival Nacional de Teatro de Americana - Festivale - Festival Tropeiro de Teatro - Bienal de Teatro.
Membro da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais - SBAT- desde 1973.
Membro do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos - SATED desde 1978.
Membro do ICACESP - Instituto de Artes Cênicas do Estado de São Paulo.
Membro da TASK-BRASIL, com sede em Londres - Inglaterra.
Membro da Moisés Miastkwosky Produções Artísticas.
Foi membro da banca examinadora do Sindicato dos Artistas.
Criou vários festivais e mostras de teatro pelo Estado de São Paulo.
Ministrou oficinas e cursos em vários estados brasileiros: Paraná, Paraíba, Acre, São Paulo ,Rio de Janeiro, Brasília e outros.
Criou dezenas de grupos teatrais, em Dracena, Adamantina, Andradina, Tatuí, Sorocaba, Araçatuba, Santos, Americana, e outras cidades.
Foi supervisor geral do espetáculo- "VIVA A VIDA VIVA" - na ECO 92 no Rio de Janeiro - com a presença do Dalai Lama, Príncipe Charles e outras autoridades mundiais.
Foi diretor de teatro da multinacional Rhodia.
Foi diretor dos grupos de teatro da Hebraica por 10 anos.
Foi diretor e coordenador de teatro do Conservatório de Tatuí, pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo durante 15 anos.
Estagiou teatro no Mudra Internacional de Bruxelas, na Ópera Studio da Bélgica, no Teatro Real da Bélgica, na Academia de Arte Dramática de Houston - EUA e também, Israel, Franca, Itália, Alemanha, Rússia, Grécia, a convite de grupos e governos dos respectivos países.
Atualmente leciona interpretação e é diretor de espetáculos teatrais na escola de teatro Ewerton de Castro - Clube Paineiras do Morumby de São Paulo. Recebeu por mais de vinte vezes prêmios de melhor diretor em festivais de teatro.



   

   

Fotos: André Azevedo

"SONETO AO STATUS QUO"
Duration 60 minutes
Premiere: 1987 June - Municipal Theater of Presidente Prudente - SP
Direction: Moisés Miastkwosky
Creation, interpretation and production: Joao Butoh
" The Spectacle shows a parade of personages who exceed between the etéreo and the decrepitude, sending to the natural cycle of the life, of the birth until the death.".

Voltar/Back