O espetáculo trabalha com uma linguagem corporal e sem palavras, utilizando vários bonecos, de diversos tamanhos e técnicas. Os objetos vão saindo das malas do personagem e a história da princesa que foi transformada em sereia, vai sendo contada de forma lúdica e mágica. O espetáculo teve sua estréia no X Festival Nacional de teatro de Presidente Prudente-SP em 2003; fez temporada de muito sucesso no 13º Festival de Teatro de Curitiba/2004 e na Mostra Metropolitana em escolas nas cidades de Colombo, Pinhais, Piraquara, São José dos Pinhais e Araucária, fazendo um público de mais de 5.000 crianças, professores e pais de alunos.
CRÍTICAS SOBRE O ESPETÁCULO "Hoje, dia 16/05/2004, eu, minha esposa e minha filha, assistimos ao espetáculo "O Caixeiro Viajante". Excelente espetáculo que se desenvolve num ritmo em que nos faz mergulhar nas
profundezas dos contos de fada e nos remete aos contos que criamos de nós mesmos e contamos e recontamos as histórias de nossas vidas. O Ator consegue através de um carisma todo especial, levar até aos
espectadores o elemento mágico que nos comove e nos faz chorar diante te tanta beleza. Sua expressão corporal nos hipnotiza e nos faz sonhar. O ator consegue contar de uma forma inovadora, emocionante os contos
de fada. A trilha sonora é fantástica. O ator consegue atuar em perfeita harmonia com a trilha sonora. A morte da bruxa é inovadora e nos faz pensar que o fim de tudo que é mal, não é o começo daquilo de bom que o
homem quer construir. Depende do homem, dos sentimentos, dos fatos da vida e da atuação de seu criador. Parabéns para o ator e toda a sua equipe."
Balanço final do 14.º FTC
"O CAIXEIRO VIAJANTE OU O VENDEDOR DE ILUSÕES"
Criação, Direção, Produção e interpretação: Joao Butoh.
Premiere: X Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente-SP-Brasil - Setembro de 2003.
HISTÓRICO DO ESPETÁCULO:
Fez temporada em Belo Horizonte-MG em 2004 e interior de Minas Gerais.
Em 2005 voltou a programação do 14º Festival de Teatro de Curitiba e da Mostra Metropolitana sendo também apresentado em Colombo-PR e Araucária-PR, foi considerado um dos três melhores espetáculos infantis do festival pela Gazetinha - Suplemento Infantil do Jornal Gazeta do Povo de Curitiba-PR com nota 10. Também participou do 9º Festival Nacional de teatro Infantil de Blumenau - SC, 6º Encuentro Internacional de Teatro "En el Corazón Del Mercosur" na Argentina, XXXI Festival Internacional Cervantino Callejero em Guanajuato - México, 2º Festival Internacional de Teatro Popular na Cidade do México, IV Mostra Rio São Paulo de Teatro de Rua em Paraty-RJ.
Em 2006 participou do 15º Festival de Teatro de Curitiba – PR, 6º Mostra Corumbá-Santuário Ecológico da Dança em Corumbá – MS.
Em 2008/2009 voltou ao repertório da Cia Ogawa Butoh Center nas comemorações de seus 25 anos.
Em 2016 participou do 25º Festival de Teatro de Curitiba – PR e participou de circuito cultural nas escolas municipais de ensino fundamental em Ribeirão Preto-SP.
Em 2017 participou do 26º Festival de Teatro de Curitiba – PR.
Angela, Alice e Kleber Netto Fonseca - de Belo Horizonte por e-mail.
"O balanço dos espetáculos apresentados para crianças e adolescentes durante o 14.º Festival de Teatro de Curitiba (FTC) é positivo. De uma maneira geral, o público teve uma boa variedade de temas e de
propostas.
Percebe-se que a grande maioria dos profissionais está preocupada em reciclar a linguagem utilizada nas encenações – respeitando a inteligência da platéia jovem. Estereótipos, atuações exageradas e
espalhafatosas estão realmente com os dias contados.
Apesar de algumas ingratas surpresas, boa parte das companhias que estiveram no FTC provaram que com cuidado e criatividade é possível entreter e ainda ensinar muito à garotada (e sem aquela idéia de ser didático
ao extremo ou exageradamente fantasioso).
Apontar as melhores atrações não é fácil. Por questões lógicas (número exagerado de peças), foi impossível assistir a tudo. Mas vamos tentar fazer uma reflexão a partir do que vimos.
No topo da lista, destaco três trabalhos: A Princesa Engasgada, do Grupo Farsa, de Porto Alegre; O Caixeiro Viajante ou o Vendedor de Ilusões, da Ogawa Butoh Center, de São Simão, São Paulo; e Um Mundo
Debaixo do Meu Chapéu – Projeto Chaplin para Crianças, da Cia. do Abração, de Curitiba.
São três projetos completamente diferentes e que têm em comum a responsabilidade e o respeito com o público. No caso, as crianças.
A peça gaúcha surpreende em vários aspectos. No palco, por exemplo, apenas duas “araras de roupa” e alguns objetos que vão colaborar com a história. Dois atores, excelentes em suas atuações, contam as
desventuras de uma princesa que está engasgada com um espinho de peixe (com direito a troca de figurinos diante dos olhares atentos dos espectadores).
Na verdade, o espetáculo brinca com os contos de fada. O camponês, que amarra o pé da esposa na mesa para ter certeza da fidelidade da mesma, sempre ouve da companheira: "Quando nos conhecemos era tão
diferente. Eu era bela”, e assim por diante.
Irritada com o marido, ela decide aprontar. Inventa que o simples homem é um médico. E o mesmo tem que ajudar a princesa – que é gorda e meio boba (totalmente diferente dos contos de fada). Afinal, como
desobedecer o rei?
Apesar do enredo até certo ponto simples, a maneira com que os artistas amarram a trama é rica e envolve todo o público. O resultado é 10.
O mesmo pode-se dizer da montagem paulista. João Butoh apresentou, nas Ruínas de São Francisco, um espetáculo no qual contava apenas com sua apurada expressão corporal – infuenciada pelo butoh,
uma dança que surgiu no Japão.
Ele encarna um contador de histórias, que sem dizer uma palavra, apresenta a história de uma princesa que foi transformada em sereia. As músicas e os diversos sons utilizados – além de bonecos e pinturas – criam o
ambiente ideal para adultos e crianças deixarem a imaginação falar mais alto. Outro desempenho 10...
Ranking do 14.º FTC – Cristiano Luiz Freitas (Editor da Gazetinha)
1.O Caixeiro Viajante ou o Vendedor de Ilusões
Cotação: 10" ...
Cristiano Luiz Freitas - Editor da Gazetinha - Gazeta do Paraná - Curitiba - PR - 29 de março de 2005.
"O CAIXEIRO VIAJANTE OU O VENDEDOR DE ILUSÕES" (The Salesman or Seller of Illusions) The show works with a body language and without words, using several dolls of different sizes and techniques. The objects are coming out of the suitcase and the story of the princess that has been transformed into a mermaid is told in a playful and magical way.
"Today, 16/05/2004, I, my wife and my son, attend the spectacle "O Caixeiro Viajante Ou o Vendedor de Ilus�es". Excellent spectacle that if develops in a rhythm where in them makes to dive in the deepenings of fairy stories and in it sends them to the stories that we create of we ourselves and we count and we recount histories of our lives. The Actor obtains through charisma a all special one, to take until the spectators the magical element that in comove and in makes them to cry you ahead as much beauty. Its corporal expression in hipnotiza and in makes them to dream. The actor obtains to count of an innovative, emotive form fairy stories. The sonorous track is fantastic. The actor obtains to act in perfect harmony with the sonorous track. The death of the witch is innovative and in it makes them to think that the end of that it is badly, is not the start of that of good that the man wants to construct. He depends on the man, the feelings, the facts of the life and the performance of its creator. Congratulations for the actor and all its equipe."
"O CAIXEIRO VIAJANTE OU O VENDEDOR DE ILUSÕES"(El vendedor ambulante o el vendedor de ilusiones) "Hoy en día, el 16/05/2004, yo, mi esposa y mi hija, vio la obra "El vendedor ambulante". Excelente espectáculo que se desarrolla a un ritmo que nos hace sumergirnos en las profundidades de los cuentos y nos recuerda los cuentos creamos nosotros mismos y contar y contar las historias de nuestras vidas. el Actor logrado a través de un carisma muy especial, que cargue con los espectadores el elemento mágico que nos mueve y nos hace llorar delante de usted tanta belleza. Su lenguaje corporal y hipnotiza nos hace soñar. el actor puede decir un innovador, emocionantes cuentos de hadas manera. la banda sonora es fantástico. el actor puede actuar en perfecta armonía con la banda sonora. bruja de la muerte es innovador y que nos hace pensar que el fin de todo lo que es malo, no es comienzo de lo que es bueno que el hombre quiere construir. depende del hombre, los sentimientos, los hechos de la vida y el rendimiento de su creador. Felicidades al actor y todo su equipo ".
Creation, Direction, Production and interpretation: João Butoh.
Premiere: X National Festival of theater of President Prudente-SP-Brazil - September of 2003.
Angela, Alice and Kleber Netto Fonseca - of Belo Horizonte city for email.
Creación, dirección, producción e interpretación: Joao Butoh.
Estreno: Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente-SP-Brasil X - septiembre de 2003.
El espectáculo trabaja con el lenguaje corporal y sin palabras, utilizando diversos muñecos de distintos tamaños y técnicas. Los objetos tomaron las bolsas de carácter y la historia de la princesa que se transforma en sirena, que se está contando de una manera lúdica y mágica.
Angela, Alice y Kleber Netto Fonseca - en Belo Horizonte por correo electrónico.