A Entidade surgiu em São Simão-SP no ano de 1983 pelo artista simonense João Butoh, que desenvolve e divulga a dança butoh pelo país e exterior. Tornou-se Associação Cultural e Ecológica em 21 de fevereiro de 1997.
Foi Decretada Utilidade Pública Municipal Lei 1.681/2001 em 14 de março de 2001 e Decretada Utilidade Pública Estadual Lei 15.363/2014 em 20 de março de 2014.
A Ogawa desenvolve projetos nas áreas de Ecologia, Cultura, Educação e Patrimônio Histórico.
Com o Grupo Folclórico Zilda Pereira Portugal, trabalho realizado junto a crianças carentes, desenvolve coreografias que caracterizam o resgate cultural dos imigrantes que compuseram o perfil cultural de nossa cidade e de nosso país até os dias de hoje.
No Delirivm Teatro de Dança , desenvolve-se trabalho com pessoas idosas 60+, o Delirivm já foi premiado em diversos e mais importantes festivais de teatro e festivais de dança do país.
Além dos projetos das áreas de Ecologia, Educação e Patrimônio Histórico, o Centro de Dança Butoh tem como um de seus objetivos, fomentar o crescimento e a valorização da cultura, fazendo intercâmbio com grupos e cias. de dança nacional e internacional, das mais diversas tendências. Este Centro é um dos poucos existentes no mundo, fazendo intercâmbio com outros centros, cias e grupos nacionais e internacionais de Dança Butoh.
A Ogawa realiza festivais e workshops de dança butoh “Butoh Inside Movement Series”, que é realizado em várias cidades brasileiras e reúne grupos, bailarinos e estudantes de artes cênicas.
Em 2005 recebeu certificação do Ministério da Cultura como Ponto de Cultura Ogawa Butoh Center em São Simão-SP onde mantém suas companhias de artes cênicas e projetos sociais.
Em 2020 realizou a produção do filme Aleph, que recebeu inúmeros destques internacionais de mais de 36 países onde participou de mais de 197 festivais internacionais de cinema e já recebeu 128 premiações.
A Ogawa recebeu pela Innovation in Business, do Reino Unido em 2023 o prêmio de Melhor Companhia Cultural de Cinema 2023 – Brasil e em 2024 recebeu o prêmio de Associação Cultural do Ano 2024 – Brasil.