O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro

NOTÍCIAS DO DOURO - Vila Real - Portugal

Edição de 24-11-2006

SECÇÃO: Sociedade

Brasileiro / REGUENSE realiza residência artística em Portugal.

Desde 31 de Outubro esteve em Portugal o coreógrafo e bailarino brasileiro de renome internacional João Roberto de Souza, realizando uma residência artística em que resultará seu próximo espectáculo.
Portugal é o tema deste espectáculo devido aos ancestrais de João Roberto, seus avós partiram de Portugal para o Brasil a bordo da embarcação "Arlindo" por volta de 1892 .
De Peso da Régua partiu seu avô José Augusto de Sousa - nascido em 27/03/1880 filho de José de Sousa (Coutinho) e Rita de Cassia de Freitas.
De Vila Real partiu sua avó Maria da Glória de Mello - filha de Miguel de Mello e Maria da Graça.
João afirma que os avós no Brasil perderam o contacto com seus parentes aqui em Portugal, ele veio até Vila Real e Peso da Régua para ver se conseguia notícias de seus ancestrais, não teve sucesso em busca de dados da parte de sua avó Maria da Glória de Mello que nasceu aqui em Vila Real e promete continuar as buscas.
Ele fez o mesmo trajeto que supostamente seus avós fizeram de Trás-os-Montes até o Porto, passando o trajeto a Comboio áápelo conjunto de vales e montanhas de Tras-os-Montes, pelo Vale do Douro até o Porto.
O Brasileiro João Roberto também mergulhou em pesquisas no que diz respeito aos aspectos da arte e cultura dos portugueses para compor uma obra que deverá correr o mundo como o artista faz com seus espectáculos.
Portugal através do olhar de um brasileiro, isso é o que relata João Roberto, que está pesquisando há 3 anos nossos costumes, a religiosidade, danças folclóricas, o Fado, a história de Portugal que os brasileiros desconhecem por completo.
Esta obra é uma homenagem a seu pai Sídio Augusto de Souza que falaceu há um ano em 03 de novembro de 2005, a seus avós e de certa forma a todos os Portugueses que partiram para o Brasil carregando cada qual um sonho em seu coração.
João Roberto pretende realizar uma obra digna e com uma pesquisa bastante apurada e não economiza esmero para realizar seu intento, pretende realizar a estréia do espetáculo em março de 2007 no Brasil e tem planos para se apresentar em Portugal em vários festivais de teatro e eventos de artes cênicas, principalmente em Vila Real e Peso da Régua.
Ele é considerado um dos grandes nome da dança Butoh, tem prémios em importantes festivais de artes cénicas mundo afora.Em mais de 30 anos de carreira internacional colecciona muitos prêmios, mas afirma que nenhum trouxe a ele tanta emoção quanto esta viagem à suas origens.



Voltar/Back